Descarte de lâmpadas eletrônicas


Em busca de melhor eficiência energética as lâmpadas compactas de baixo consumo de energia tem sido muito utilizadas. Por causa do conteúdo de mercúrio no seu interior, o descarte dessas lâmpadas deve ser mais cuidadoso. Elas não podem ser depositadas no lixo comum. E nem sempre sabemos o que fazer quando quebramos uma destas lâmpadas.

Um alerta do Ministério da Saúde britânico mostra que essas lâmpadas são perigosas quando se quebram devido aos vapores tóxicos do Mercúrio que se espalham pelo ambiente provocando enxaqueca, desorientação, desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado. Em pessoas com alergias pode provocar problemas de pele ou outras doenças graves. Um corte na pele com o vidro quebrado de uma dessas lâmpadas pode não cicatrizar normalmente. O mercúrio é mais venenoso que o chumbo ou arsênio!

A recomendação é que o ambiente seja evacuado por pelo menos 15 minutos principalmente por crianças.

Além disso, o ministério da saúde britânico alertou para não usar aspirador de pó para coletar os restos da lâmpada quebrada , pois a contaminação (por mercúrio) se espalhará em outras regiões da casa quanto você estiver usando o aspirador de pó novamente.

Então, como recolher / descartar os cacos da lâmpada:

1) Se possível use uma máscara evitando inalar o vapor do Mercúrio.

2) Use uma luva de borracha para pegar cuidadosamente os cacos da lâmpada quebrada, inclusive o que sobrou dela.

3) Coloque os cacos / sobras da lâmpada sobre um pano/flanela velha (nunca use jornal) embrulhando bem, e coloque (o pano com os cacos) dentro de um saco plástico. Amarre a boca do saco plástico.

4) Descarte o saco plástico (com os resíduos da lâmpada) em local adequado, algum ecoponto para descarte de baterias de celular ou pilhas comuns (lojas como a Leroy Merlin, Supermercados Pão de Açucar, tem este serviço).

Fonte: BBC-UK

Comentários

  1. Ótima dica Ione!!! Afinal o uso de lãmpadas fluorescentes atualmente é praticamente unanimidade e o descarte feito de forma indevida, inclusive por mim, pois o único cuidado que eu tinha era o de colocar os cacos de vidro das lâmpadas (assim como qualquer outro vidro)em uma caixinha de papelão para evitar acidentes no recolhimento do lixo pelos profissionais do caminhão. E vc sabe porque não se pode enrolar em jornal?? Grande beijo!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. A questão de evitar apenas enrolar no jornal é que o jornal rasga ou é cortado pelos cacos podendo ferir alguem. Com o tecido é mais difícil de acontecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada