Sobre películas de controle solar

Uma das intenções desse blog é disseminar as boas iniciativas na área da arquitetura e engenharia, principalmente quando se trata de algo no serviço público aonde ultimamente se vem tantos maus exemplos.

Para aqueles que, assim como eu, fica um pouco reticente a respeito da eficiência das películas no controle solar das edificações, publico uma experiência que foi acompanhada de perto e que pode ajudar na hora de definir soluções arquitetônicas para casos semelhantes.

O bloco do novo restaurante do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para refeições tanto de servidores quanto de visitantes em Brasília é uma obra da moderna arquitetura brasileira, assinada por Oscar Niemeyer. É uma edificação com formato circular, onde o piso e teto foram executados em concreto aparente e o fechamento total é de grandes folhas de vidro fumê do piso ao teto.


O grande problema é que, em decorrência da forma circular, os grandes panos de vidro voltados para o norte recebem insolação direta que atinge o interior da edificação exatamente no horário do almoço quando o restaurante é mais utilizado. Desta maneira, boa parte das mesas localizadas próximas aos vidros fica inviabilizada devido não só à radiação direta quanto ao aquecimento radiante produzido pelos vidros.

Algumas soluções foram totalmente descartadas pela equipe de engenharia do Tribunal: brises ou prateleiras de luz, nem pensar, alterariam completamente a arquitetura de Niemeyer; até mesmo uma barreira vegetal não seria bem vinda. Cortinas ou persianas não são muito adequados para o ambiente por questões de higiene e limpeza. Além do mais a vista interna do jardim, teria que ser preservada. A solução então foi apelar para a tecnologia das películas de controle solar e fazer os testes.

Foram feitos testes com 2 tipos de película aplicadas em vidros intercalados um do outro, mas na mesma direção norte:

A mais escura (da esquerda):
marca: VISTA
Modelo: CELESTE V14 SRCDF
Transparência: 11%
Reflexão externa: 53%
Reflexão interna: 21%
Total de energia solar rejeitada: 79%
Obs: Boa para vidros transparentes por ser bastante espelhada.

A outra é (da direita):
marca: LLumar
Modelo: DR15SRCDF
Transparência: 15%
Reflexão externa: 37%
Reflexão interna: 11%
Total de energia solar rejeitada: 74%
Obs: Boa para vidro fumê

Apesar de algumas variantes que podem alterar um pouco a medição, como ângulos de incidência solar diferentes nos vidros analisados e possíveis influências do calor radiante produzido pelo vidro lateral que estava sem película, as medições mostraram uma variação da temperatura interna em torno de 6 graus menor que sem a película. O teste de presença, quando a pessoa se coloca próximo ao vidro e procura sentir o calor irradiado na própria pele, também demonstrou um conforto térmico muito melhor com qualquer um dos dois tipos de película em relação ao vidro fumê original.



O sombreamento é considerável
Vista interna do restaurante

Pelo exterior, a diferença de coloração é muito pequena. Praticamente não há interferência na arquitetura do edifício.

A decisão da equipe de engenharia do Tribunal, por se tratar de órgão público, deve se orientar pelo menor preço. Além disso outro fator determinante será a questão da melhor visibilidade pelo lado interno do restaurante, de maneira a não prejudicar a vista do jardim. Uma das películas tem um grau de reflexão maior o que atrapalha um pouco a visibilidade. Quanto ao conforto térmico, porém considero qualquer uma das duas aprovadissimas. Realmente o resultado me surpreendeu.
Parabéns à equipe de engenharia do STJ, entre eles um dos nossos colaboradores, sempre em busca de um trabalho sério e comprometido.

Comentários

  1. Seu blog é muito bom.
    A Lave e Limpe é uma empresa que atua na área de instalação de Película de controle solar no Rio de Janeiro nos bairoos do centro, méier e tijuca.
    Deseja saber onde comprar película de controle solar - RJ por preço bom e que não deixe a desejar quanto à qualidade? Então você já encontrou o lugar certo! Com anos de experiência no mercado, somos uma empresa líder em excelência, oferecendo somente produtos com preços acessíveis e de primeira linha.
    http://www.lavelimpe.com.br/index.php/produtos/pelicula-de-controle-solar-rj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada