Reabilitação da sede da Secretaria de Habitação do Distrito Federal


Como parte do programa "Brasília: Território e Paisagem", o IAB-DF Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal divulgou o resultado do concurso para reforma e reabilitação do edifício da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (SedHab).

O concurso buscava o melhor projeto de reabilitação do edifício, adequando-o aos princípios de segurança e conforto. Espero que estejamos deslumbrando novos tempos, tempos de renovação, de preocupação com a sustentabilidade do desenvolvimento da nossa capital, onde a técnica e a perícia superam os interesses políticos.

A equipe vencedora de arquitetos é de Goiânia, Goiás, composta por Erico Naves Rosa, Braulio Romeiro e Pablo de Caldas Paulse, com a colaboração de Pedro Gil Carto, Isabella Brito, Huber Costa e Tiago Silva.

O projeto propõe, entre outras alterações, que a área de jardim fosse ampliada, com a instalação de bancos no passeio público.

Para diminuir a intensidade de calor nas fachadas, mas também permitir a maior incidência de luz natural, o grupo sugeriu a instalação de uma pele de vidro composta de montantes metálicos de alumínio e vidros com alto índice de reflexão. O projeto ainda prevê a reutilização de água das chuvas e a instalação de placas fotovoltaicas na cobertura.

Fonte: Piniweb





Comentários

  1. Oi Ione!!!Vou procurar saber um pouco mais sobre este projeto, afinal este tipo de retrofit é um nicho da arquitetura que está apenas começando e que tem tudo para ser uma prática que vai realmente transformar de uma forma sustentável as nossas cidades. Você conhece algum curso especializado em retrofit para me indicar? Perfeito mesmo seria uma pós graduação nesta área...
    Vi as imagens e fiquei sonhando acordada, pensando quando nosso projeto vai sair do papel... ando meio decepcionada...
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada