Biomimética

A palavra que vem do grego bios (vida) e mimesis (imitação) resume o simples conceito da Biomimética: a nova disciplina que estuda as formas da natureza como inspiração para solucionar os problemas humanos. A inovação inspirada na natureza.

A ideia principal é que a natureza já resolveu vários problemas: animais e plantas são os engenheiros que passam a ser modelo, medida e mentor das inovações. Na prática, a busca do homem pela resolução de algum problema através de soluções já presentes na natureza.

Apesar de parecer simples assim, a aplicação desta inovação é um pouco mais complexa. Fazer as coisas da maneira que a natureza faz pode influenciar diretamente nos hábitos da humanidade: como plantar, produzir materiais, gerar energia e até mesmo conduzir os negócios. Uma verdadeira revolução na interação Homem x Meio ambiente.

De acordo com Janine Benyus, autora do livro Biomimicry: Innovation Inspired by Nature “Essa respeitosa imitação é uma abordagem totalmente nova. Diferentemente da Revolução Industrial, a Revolução Biomimética inaugura uma era cujas bases assentam não naquilo que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela, tomar emprestado uma idéia para inspirar outras”.

Ao utilizar esta ferramenta a humanidade pode encontrar uma relação harmônica com o meio em que vive e conseqüentemente uma forma de vida mais sustentável.

Na arquitetura, exemplos não faltam de arquitetos como Frank Lloyd Wright, o nosso Niemeyer e Calatrava, que demonstram encontraram sua inspiração na natureza.

O Museu do Amanha - RJ - Calatrava
Metro WTC - NY - Calatrava
  
Hotel Beijing - Calatrava

Casa Cascata - Frank Lloyd Wright

Hotel Beijing


Torre de Agustin Otegui

Centro de Convenções - Taichung

Museu de Arte - Milwalkee - Calatrava

Museu Arte de Niteroi - RJ - Niemeyer

Ponte da Paz - Canadá


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada