ISH Frankfurt


Eu fui na maior mostra a respeito da água e energia do mundo e não poderia deixar de compartilhar minhas impressões a respeito.


A ISH Frankfurt é um evento bienal que ocorreu na ultima semana de 14 a 18 de março em Frankfurt na Alemanha.

O slogan da ISH 2017 “Água, Energia, Vida” reflete claramente o foco da convenção que aborda a sustentabilidade em soluções inovadoras para design de peças de banheiros, novas tecnologias para os sistemas utilizados no edifício, captação e uso de energia eficiente, renovável e ambientalmente amigável, tanto para aquecimento quanto refrigeração.

Mais de 2.400 expositores de 62 países do mundo inteiro se espalharam por uma área de 260.000m² do Messe Frankfurt, o centro de convenções da cidade, através de 22 níveis diferentes. Um mundo de altos e baixos, corredores e rampas rolantes, por onde passaram mais de 200.000 visitantes. Diariamente um formigueiro de pessoas, engravatadas ou não, falando diversas línguas, todos interessados em conhecer e assimilar o máximo possível daquele banquete de tecnologia e avanço que estava sendo patrocinado pela simpatia dos alemães. Um povo amigável, alegre e extremamente organizado.



Ficou evidente a preocupação com a questão da água e da energia para o futuro. Sob o tema “A revolução tecnológica para um futuro brilhante – nós temos as soluções” os expositores demonstravam uma visão dos modernos sistemas domésticos onde as soluções tem que passar obrigatoriamente pela eficiência energética, tanto quanto pelos aspectos como design, saúde , bem estar e conforto.

Apenas a respeito das problemáticas ligadas ao banheiro, responsável por 65% do gasto de água de uma residência, 5 pisos de toda uma ala denominada “A Experiência do Banheiro” demonstrava novos materiais desenvolvidos para a fabricação das peças sanitárias, torneiras, chuveiros e sistemas de descarga economizadores de água. Tudo isso com destaque para o design e o bom gosto numa concepção mais minimalista e clean. Mais uma vez o lema “Menos é Mais” de Mies van der Rohe se aplica perfeitamente.

Nós aqui do Brasil, permanecemos com a sensação de que estamos há anos luz de distancia do resto do mundo, andando na contramão dos interesses gerais, rumo a um futuro sem água e pagando cada vez mais caro pela nossa energia. Ainda mais nós, que temos o privilégio de contar com esse sol maravilhoso durante o ano inteiro e nossos ventos poderosos, fontes de energia sem fim. Mesmo assim continuamos à mercê de políticas publicas que não incentivam nem o uso nem a inovação que nos permita aproveitar todo esse potencial do nosso país.

Fiquei muito impressionada com o que vi.
Vou tentar nos próximos posts me detalhar mais a respeito desse aspectos relacionados à água e a energia aplicada aos banheiros que vi e aprendi.
Apenas lamento o pouco tempo que tive. Gostaria de ter tido oportunidade de aprender mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada